Inscreva-se no canal do YouTube
“Quem encontra um amigo fiel, encontra um tesouro.” Ben Sirac
Não adianta ser milionário se não se é rico. Riqueza está muito além do dinheiro.
Por isso, hoje escreverei sobre uma enorme riqueza em nossa vida: os amigos!
Na adolescência é onde surge, de fato, os amigos. A criança tem amigo e amiga (no singular), mas o conceito de AMIGOS aparece na adolescência porque é onde surge pela primeira vez o desafio da identidade (de acordo com o psicólogo Erik Erikson).
Segundo o Dr. José Víctor Óron Semper, em seu livro, "Livro para Formação Inicial de Educadores UpToYou" (que recomendo fortemente a leitura!) a relação de amizade deve:
ter acolhimento e confiança
ser gratuita
ser onde os amigos se juntam para fazerem algo bom
passar pela prova do sofrimento
Ater-me-ei ao último ponto. O livro explica: "não chame amigo ninguém antes de terem passado juntos por esta experiência: a experiência de sofrer um pelo outro. Isto significa que viu que ele estava ali quando você precisava, e que você estava ali quando ele precisava, inclusive quando estar ali implicava algum tipo de sacrifício ou dor".
É fácil relacionar sofrimento à cruz. Lembro imediatamente daquela frase: "toma tua cruz". Mas a amizade, faz algo surpreendente: ela alivia o fardo da cruz porque alguém a leva junto contigo e, em algumas vezes, até em teu lugar!
E tem um fato histórico sobre esse tema com o homem que dividiu a história do ocidente: Jesus Cristo. Por fé ou por mera admiração, não se pode desprezar sua importância na passagem nesse mundo.
O homem que DIVIDIU A HISTÓRIA, em seu momento mais difícil, precisou de alguém (Simão de Cirene) para ajudar a carregar a sua cruz, que já pesava bastante (Mc 15,21). Repito: o HOMEM QUE DIVIDIU A HISTÓRIA!
Você NÃO precisa carregar a cruz sozinho(a). Mesmo porque você nem tem forças. Não faça isso consigo mesmo. É até injusto.
Na luta "mano-a-mano", o ser humano é muito frágil: perde para os grandes felinos, caninos, perde para várias espécies de peixes (o tubarão que o diga) e até para INSETOS! O SER HUMANO É FRACO.
E por que chagamos onde chegamos? Por nossa inteligência de trabalho cooperativo.
Assumir isso é assumir a humanidade. Assumir que só somos completos e somente manifestamos nossa humanidade com um semelhante, é ser humano de verdade.
Já há evidências científicas que compartilhar as dificuldades com os amigos alivia a dor a nível fisiológico. Nosso organismo é desenvolvido para ser MAIS com o outro. Isso é lindo! Por isso um amigo tem valor inestimável. E maior valor ainda possui quem entende que sozinhos somos fracos e que a amizade é que nos fortalece.
Mayko Petersen
#partiuserrico
30/06/2020