Inscreva-se no canal do YouTube
Eu fico observando dois fenômenos bem interessantes que estão ocorrendo na área financeira.
O primeiro é o de vendedores de cursos, relatórios de investimentos, livros, consultorias, coaching, etc onde a maior propaganda é conseguir melhorar na área financeira para conquistar os objetivos e os sonhos; onde há referências nas campanhas de “vida abundante”, propagandas com carros de luxo, uma casinha na montanha, alguém tomando água de coco em um resort, vida sem chefe, uma praia com chinelinhos na areia… da vida mais luxuosa à promessa da vida simples, todos, sem exceção, prometem uma vida mais independente.
O segundo é o de compradores de cursos, relatórios de investimentos… enfim, você já entendeu. E qual a finalidade? Ter uma vida independente, ter mais poder para agir conforme seus próprios desejos, realizar seus próprios sonhos.
Bom, os 2 fenômenos se encontram como um casal apaixonado, “dão match” e, quando o primeiro é competente e o segundo dedicado, o objetivo, ao longo prazo, é alcançado.
E, se você consome conteúdo de educação financeira, sabe que o desenvolvimento pessoal está bem ligado ao tema.
Se você procurar por páginas de Desenvolvimento Pessoal no Instagram vai ver imagens do tipo: uma pessoa de braços abertos no cume de uma montanha, alguém naquela posição de “mulher maravilha” (com as mão fechadas próximas à cintura), alguém subindo uma escada, alguém de braços cruzados sorrindo e a mais cômica de todas: a imagem de Jordan Belfort ("o Lobo de WallStreet") junto a uma frase motivacional (acho que quem coloca essa imagem, não sabe que ele foi PRESO por lavagem de dinheiro e por fraudes - ou deve achar que apesar disso, ele é uma pessoa de "sucesso" pelo que alcançou materialmente).
A questão é que o pensamento coletivo do desenvolvimento pessoal é, na verdade, um desenvolvimento egoísta. Pois, a base é VOCÊ crescer, VOCÊ se desenvolver, VOCÊ ganhar mais, VOCÊ conquistar TEUS sonhos. Descarte as pessoas que possam te atrapalhar, pois o sucesso está esperando por você! Se inscreva no seminário que vai alavancar a TUA vida e custa apenas 4 salários mínimos!
Agora, para que devemos buscar o desenvolvimento pessoal? Para ter sucesso! Se você deseja saber qual o referente social de cada signo, i.e., o que se pensa de cada termo, vá ao Google Imagens, por exemplo. O que o pensamento coletivo instituiu como sucesso? Independência financeira, liberdade de ir e vir para onde quiser, ter um(a) parceiro(a) sexual atrativo, morar em um lugar confortável. Mas isso é desenvolvimento pessoal? Ora, uma criança mimada também deseja conquistar tudo o que quer. Então, será que isso que Jesus queria dizer com: “sede como criancinhas” (Mt 18, 3)? Não creio.
O que é desenvolvimento pessoal? É algo tão simples como desenvolvimento da pessoa. A grande pergunta, a nível filosófico, é: o ser humano pode crescer à margem do outro?
Inegavelmente alguém pode conquistar muitas coisas sem estabelecer relações profundas de crescimento. Agora, será que alguém pode se desenvolver da mesma forma?
A palavra desenvolver vem de des+envolver. Ou seja, parece-se com desenrolar: algo estava envolto em si e é desenvolto. Se o ser humano pode se desenvolver, quer dizer que ele estava como um papel higiênico enrolado e, ao longo da vida, ele vai se desenrolando. Tomando essa metáfora do papel higiênico, nós o vemos apenas com poucos centímetros visualmente, mas quando ele está completamente desenrolado, vemos dezenas de metros naquela aparente pequenez de outrora.
A questão é que o papel higiênico, assim como a pessoa, não pode se desenvolver a si mesmo; é necessária uma ação externa, senão, se depender de si mesmo, ele vai continuar envolto eternamente, i.e., vai continuar sem manifestar seu verdadeiro tamanho. É necessária a interferência externa para desenrolar o papel (a pessoa) para que os metros (potencial) sejam visíveis.
Estão vendendo Desenvolvimento Egóico com capa de Desenvolvimento Pessoal. O que faz o desenvolvimento egóico? O papel aumenta de tamanho, mas permanece envolto em si mesmo. Seria como você analisar 2 rolos de papel: o primeiro de 60m e o segundo de 70m. O segundo é maior, mas permanece envolto.
O desenvolvimento pessoal, ou seja, da pessoa, não ocorre à margem do outro. É necessária a relação com o outro para que o ser humano se desenvolva. Isso é inerente à etimologia da palavra.
Logo, a sociedade está conquistando muitas coisas, mas precisa se desenvolver muito ainda. E o que é o desenrolar humano? Ora, algo tão simples como manifestar a nossa humanidade que está envolta em nosso egoísmo e, só temos oportunidade de mostrar nossa interioridade, aquilo que está dentro do papel higiênico compactado, quando encontramos o outro, que nos tira da inércia, caso nos permitamos tal experiência.
Mayko Petersen
#partiuserrico
02/06/2020